Viajando pela TV: The Amazing Race

The Amazing Race (3)

Não faltam programas de televisão falando sobre viagens, especialmente na tv a cabo. Os canais Multishow e GNT oferecem dezenas de opções, mas geralmente é sempre aquela mesma coisa: apresentador caminha pelas ruas da cidade, fala algumas curiosidades, entrevista alguém (geralmente o gerente de algum hotel ou restaurante) e, em alguns casos, embarca em alguma aventura local. Nada contra esse formato,  que eu adoro, mas o meu programa de televisão sobre viagens favorito passa bem longe disso. O meu eleito quando o assunto é viajar pela TV é nada mais nada menos que o The Amazing Race.

The Amazing Race é um reality show americano, lançado em 2001 e que atualmente está na sua 28ª (!!!!) temporada.  No programa, uma dúzia de duplas (que podem ser um casal, amigos, pai e filho, irmãos, colegas, etc) disputa uma corrida enquanto viajam por diversos países. As provas podem ser as mais diversas, e geralmente têm muito a ver com a cultura do país onde os competidores estão. Mas não pense que a produção se rende aos clichês: eles são bem criativos e procuram sempre sair do lugar-comum. Por exemplo, na última temporada os participantes encararam um trecho da corrida no Rio de Janeiro, e as tarefas não tinham nada a ver com samba ou feijoada. Os participantes podiam escolher, por exemplo, se jogariam uma partida de futevôlei ou montariam um quebra-cabeça imitando o padrão ondulado do calçadão de Copacabana.

The Amazing Race (1)

E essa é a maior graça do programa: ver cidades que são “manjadas” sob um novo prisma, além de conhecer outros destinos que a gente não costuma considerar na hora de planejar uma viagem. Também dá pra descobrir atrações inusitadas nas cidades retratadas, como na vez em que eles tiveram que fazer uma prova em uma estúdio de Buenos Aires onde o pessoal dança tango nas paredes. Já visitei a cidade diversas vezes, e nunca nem tinha ouvido falar dessa atração – que, logicamente, já está na minha lista para uma próxima viagem!

As provas podem ser muito simples ou muito complicadas. Podem envolver gastronomia, aventuras, curiosidades sobre a cidade… enfim, no The Amazing Race a criatividade realmente não tem limites. Em todas as temporadas existem provas que envolvem grandes alturas e realmente desafiam os participantes, mas nunca vi ninguém se recusando a cumprir uma tarefa.

The Amazing Race (2)

Claro que boa parte da graça do programa está no formato reality, que proporciona boas emoções aos espectadores. A última dupla a completar as tarefas é eliminada sem dó nem piedade pelo apresentador Phil Keoghan, e é sempre uma choradeira.  O pessoal costuma ter problemas com algumas provas muito complexas, mas muitas vezes os erros acontecem por falta de pesquisa: ou escolhem o voo errado, que chega mais tarde no destino, ou o taxista não sabe o caminho do local onde eles devem ir, e acabam ficando para trás. Mas, apesar de sofrida, a corrida recompensa bem seus vencedores, com um gordo cheque de um milhão de dólares! É divertido e emocionante, e não é por acaso que vive ganhando prêmios no Emmy e já teve diversas versões ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

Enfim, fica a dica para quem quer se divertir e aprender com um programa que tem tudo a ver com a nossa alma viajante! Antigamente o programa era exibido no Brasil pelo canal AXN, agora não sei se é transmitido aqui no país (mas se eu dei um jeito, você também é capaz).

12 thoughts on “Viajando pela TV: The Amazing Race

  1. Nossa, que interessante, nunca tinha ouvido falar. Vou pesquisar mais sobre o programa, já pensou viajar o mundo assim que irado.
    Abs, Marlise

  2. Oi! Nunca tinha ouvido falar do programa e ainda não chegou a Portugal… nem deve chegar, por este andar. Mas achei super interessante. Que maneira espetacular de dar a conhecer destinos mundiais. Boas viagens

  3. Assisti alguns episodios do programa ha uns anos. No cado eles passavam por Foz do Iguaçu. Realmente o programa é muito bem bolado e produzido.

  4. Não sou fã de TV (não tenho saco), mas lendo teu Post, acho que já vi alguma resenha sobre esse programa muitos anos atrás e achei super interessante e claro, com vontade de participar!
    Hehehehe

  5. Ah, fala sério! Que sonho sermos selecionados num programa destes, hein? hahahaha, viajar, viajar, viajar, participar de provas, viajar, viajar… amei! Nunca assisti, mas vou procurar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *