Valladolid: vale a pena incluir no seu roteiro pelo México?

valladolid mexico

Valladolid é uma cidade pequena e charmosa que faz parte da Península de Yucatan, no México. Ao pesquisar sobre as suas opções de roteiro pela região, Valladolid certamente vai aparecer entre as sugestões. Mas a pergunta que não quer calar é: vale a pena incluir Valladolid no seu roteiro pelo México?

Visitei a cidade em dezembro do ano passado, pois o passeio estava incluído na excursão para Chichén Itzá. Depois de curtirmos o Cenote Ik Kil, o guia disse pra gente dormir e relaxar, pois em cerca de meia hora estaríamos em Valladolid.  Não sei se o tempo foi realmente esse, pois estava cansada e aceitei a sugestão de tirar uma soneca, então na minha percepção a ida até a cidade foi rápida.

Valladolid foi fundada em 1540, e ao visitá-la parece que embarquei em uma máquina do tempo. Não existem prédios, apenas casas baixas e de construção antiga – embora muitas pareçam bem conservadas.

valladolid mexico

A excursão nos deixou na praça central, e parecia que eu estava aqui no interior do RS, porque a configuração é exatamente a mesma que a gente percebe por aqui: a praça na frente da igreja, e a maior parte do movimento da cidade concentrado nesse local. Mas pense em uma praça simpática!

Porém, tivemos apenas 15 minutos para explorar o lugar e voltar para o ônibus. Foi o tempo de dar uma entrada rápida na Catedral de San Servacio, atravessar a rua e pegar um churros na praça e voltar pro veículo.

A praça, aliás, é uma atração a parte: o lugar conta com algumas banquinhas de comida, e todas vendem doces. Optei pelo churros, afinal comer churros no México não é todo dia, mas tinha também sorvetes e outras opções.

valladolid mexico

Uma curiosidade da praça são esses bancos com uma configuração diferente, que impedia que os casais se empolgassem no namorico de domingo.

Ao redor da praça também existem algumas lojas e restaurantes, mas infelizmente não deu tempo de conferir nada.

valladolid mexico

Mas respondendo a pergunta do título desse post: vale a pena incluir Valladolid no roteiro? Depende. Se você está indo por conta própria e tem tempo para explorar tudo com mais calma, vale muito. A cidade é uma gracinha, e aquele churros… bom, estava uma delícia. Porém, se você vai com uma excursão, não sei se vale a pena estender um dia que já é cansativo para ficar apenas 15 minutos no local.

***

O passeio do Viajadas a Valladolid foi uma cortesia da AT Travel, agência em Cancun especializada no atendimento a brasileiros. Se você está planejando sua viagem para a região, entre em contato com eles para reservar seus passeios, transfers, e contar com o apoio de quem conhece profundamente a região e fala a nossa língua.

9 thoughts on “Valladolid: vale a pena incluir no seu roteiro pelo México?

  1. Achei uma graça essa cidadezinha. Uma pena encarar uma viagem pre ficar 15 minutos no lugr. Ficou a dica de fazer por conta própria.

  2. Estou com passagens compradas para Cancun para julho/17 e vou fazer estes passeios também, tentarei ir para Valadolid de forma mais tranquila, afinal, parece que vale muito a pena conhecer a cidade com calma.

  3. Confesso. Gisele, que eu ficaria muito agoniada se chegasse em uma cidade, fofa como essa e só tivesse 15 minutos para explorar!!! Ia me agarrar naquelas árvores da praça para não entrar no ônibus de volta! 🙂

    Conheço o México, mas não conheci Valladolid. Quem sabe um dia? Em tempo: AMEI aqueles bancos! 🙂
    beijos P.S. Valladolid (Espanha) só me lembra A Viagem do Elefante de Saramago, onde tive crises absurdas de risos.

  4. já passei por essas “cidades de 15 min incluidas” roteiro e foi aqui do lado de Curitiba em Antonina! nem saímos da van direito e tb nem sei pq, pois n tava atrasada! foi uma decepção pq queria tirar muitas fotos com os predios antigos 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *