Passeio de barco no Guaíba e no Delta do Jacuí

gasometro e barco 029

A gente já falou aqui sobre o tradicional passeio na Usina do Gasômetro, no centro de Porto Alegre. Mas se você quiser mergulhar ainda mais na experiência e conhecer mais sobre a cidade e sua história, uma boa opção é o passeio de barco que sai do lado da Usina diariamente.

gasometro e barco 041

O passeio custa R$ 25,00 por pessoa, mas vale a pena ficar de olho nos Groupons da vida, que sempre tem oferta. Enfim, são dois barcos, o Noiva do Caí e o Porto Alegre, que ficam se revezando na tarefa de apresentar a orla e o Delta do Jacuí para moradores e turistas.

gasometro e barco 032

Os dois barcos são bem similares: possuem três níveis, lancheria e um guia que fica explicando tudo durante o passeio. Embaixo, a lancheria (com pouquíssimas opções, porém com preços honestos) e uma pequena área externa; no meio mesas, cadeiras e bastante sombra pra quem quer curtir o passeio de maneira bem sossegada; e no alto sol na cabeça,  as explicações da guia e música popular (popular mesmo, de Ivete Sangalo pra baixo) brasileira nos intervalos. Em todos os lugares, botes e coletes salva-vidas – o passeio é super seguro!

gasometro e barco 050

O barco explora as ilhas ao redor de Porto Alegre. Algumas são cheias de história, outras são repletas de vegetação. Algumas abrigam as comunidades mais carentes da cidade, outras possuem mansões espetaculares. Mas, spoiler alert, não é bonito. Adoro a minha cidade, mas se tem algo que não é bonito é seu “rio” (que na verdade é um lago), com suas águas marrons e sua vegetação desordenada. Mas o Delta do Jacuí é casa de vários animais, e isso sim é bem bacana de observar.

gasometro e barco 063

 

gasometro e barco 078

Eu, pessoalmente, adoro a visão de Porto Alegre que a gente tem da perspectiva do rio, e por isso só o passeio já super vale a pena. Ao invés de prestar atenção na vegetação, curto ficar olhando para o Cais, para a Usina e ficar reconhecendo os prédios da área central.

gasometro e barco 081

gasometro e barco 092

Se vale a pena? Puxa, custa R$ 25 por uma hora de passeio e de aprendizado, claro que vale! E no domingo ainda tem uma opção com almoço em um clube na beira do rio incluído. Confira os horários:

gasometro e barco 110

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *