Mirantes de São Paulo: sete vistas panorâmicas de tirar o fôlego

mirante banespão

A capital paulista esconde atrativos que nem todos os turistas visitam e muitos moradores nem conhecem. São os mirantes de São Paulo, alguns deles em locais de fácil acesso e sem necessidade de gastar muito. A vista panorâmica a partir de prédios altos, viadutos ou áreas verdes costuma ser surpreendente e dá uma ideia da dimensão da megalópole.

Confira a seguir uma relação sete pontos onde você poderá perder o fôlego:

1) Edifício Altino Arantes: localizado em plena região central de São Paulo, o prédio também conhecido como “Banespão” possui uma vista panorâmica de 360 graus. Do topo de seus 161 metros de altura é possível avistar outros pontos turísticos como o Mercadão, a Catedral da Sé e o Mosteiro São Bento.

2) Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande: para quem gosta de contato com a natureza e tem algum preparo físico, esse é o mirante ideal onde, literalmente, perderá o fôlego. Depois de uma caminhada de quase 5 quilômetros (a só ida), chega-se a uma altitude de mais de mil metros – para se ter uma ideia, a média da cidade é de cerca de 750 m. A recompensa é uma vista única da cidade a partir de um grande maciço de granito (daí o nome do núcleo, Pedra Grande).

3) Viaduto do Chá: milhares de pessoas passam por lá todos os dias, no centro da cidade, mas poucos se dão conta da vista que o ponto proporciona dos dois lados do viaduto. De um deles, observa-se o Vale do Anhangabaú e o Viaduto Santa Ifigênia ao fundo. Do outro lado, a Praça da Bandeira, o Edifício Matarazzo – sede da Prefeitura, à esquerda – e o Shopping Light, à direita.

4) Shopping Cidade Jardim: do terraço deste centro comercial, a vista noturna revela a paisagem de uma São Paulo moderna, com os imponentes edifícios espelhados e iluminados à beira da Marginal Pinheiros, na zona sul. Além disso, há alguns restaurantes com vista panorâmica.

5) Edifício Itália: tradicional ponto turístico da cidade, também é conhecido pelo restaurante “Terraço Itália”, onde casais românticos podem desfrutar ao mesmo tempo da gastronomia paulistana, saboreando uma vista do alto do prédio de 165 metros de altura, o segundo maior da cidade.

6) Praça Pôr-do-Sol: aqueles que curtem a vida ao ar livre terão momentos de puro êxtase neste local onde, sentados à grama, podem apreciar o crepúsculo do sol nos finais de tarde – daí o apelido do local, cujo nome oficial é Praça Coronel Custódio Fernandes. A vista dos prédios é envolta de árvores e muito verde, remetendo a uma sensação quase bucólica.

7) Mirante da Serra do Mar: aos mais aventureiros, esse elevado ponto, localizado no Núcleo Curucutu do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), proporciona uma bela vista do litoral sul, Itanhaém e Monguagá, se o dia tiver céu aberto. O acesso pode ser feito por uma trilha de 2,1 km (ida e volta) que conduz os visitantes até o cume da serra. As visitas, limitadas a seis grupos diários, cada qual um com 12 pessoas, só podem ser realizadas mediante agendamento. Saiba mais aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *