Livraria El Ateneo: passeio obrigatório em Buenos Aires

livraria el ateneo buenos aires

Mesmo que você não seja um aficcionado por leitura como eu e a Mari, uma passadinha na Livraria El Ateneo é um passeio obrigatório durante a sua visita a Buenos Aires. A livraria, considerada a segunda mais bonita do mundo (a primeira é a livraria Selexyz Dominicanen Boekhandel, em Maastricht, na Holanda), foi inaugurada em dezembro de 2000, e desde então vem arrebatando os corações de turistas do mundo todo.

Na verdade, o nome completo da livraria é El Ateneo Gran Splendid, e ela faz parte da rede El Ateneo, que tem diversas filiais espalhadas pela cidade – nenhuma com o mesmo charme, então nem perca o seu tempo. Ela está instalada onde outrora funcionou o teatro Gran Splendid, fundado em 1914.

Apesar da grande reforma que transformou o teatro em livraria, o prédio manteve todo o seu esplendor. Os afrescos no teto, o palco que foi transformado em café e as galerias que se transformaram em corredores lotados de livros e DVDs entregam um pouco do passado glorioso do local. É impossível não se encantar com o lugar e não desejar passar horas curtindo o ambiente. Uma sacada de gênio instalar uma livraria por ali, sinceramente.

Quando estivemos em Buenos Aires não poderíamos deixar a El Ateneo de fora do nosso roteiro, claro. Eu confesso que já havia visitado em outra viagem à Argentina, mas El Ateneo nunca é demais.

O que você vai encontrar na livraria El Ateneo

Localizada na Avenida Santa Fe, uma das mais movimentadas de Buenos Aires, a livraria El Ateneo tem produtos para agradar a todas as idades. O subsolo é uma loja infantil, onde você encontra livros e DVDs para os pequenos.

O térreo, onde também fica o café, conta com inúmeras estantes recheadas de livros. Mas por ali também é possível encontrar CDs, cartões postais e até jogos de tabuleiro.

Os andares superiores, onde ficam as galerias, contam com livros mais técnicos e também com DVDs com os maiores sucessos de Hollywood – além de muitos filmes argentinos. Ali também tem um espaço para eventos (a agenda você pode ver aqui).

Infelizmente a economia argentina não está propícia para muitas compras na livraria El Ateneo. Convertendo os preços para reais vimos que eram bem superiores aos encontrados aqui no Brasil, então saímos de mãos abanando. A gente sabe que quem converte não se diverte, mas as coisas não andam fáceis pra ninguém, né?

Como chegar na livraria El Ateneo

A livraria fica na Avenida Santa Fe 1860 e abre entre 9h e 22h. A avenida é gigantesca, então você provavelmente vai precisar usar o transporte público para chegar até lá.

As linhas de ônibus que passam na El Ateneo são 10 – 12 – 37 – 39 – 101 – 108 – 124 – 132 – 150 – 152.

A linha de metro mais próxima é a D. A Estação Callao fica a 4 quadras de distância, mas é uma caminhada gostosa!

8 thoughts on “Livraria El Ateneo: passeio obrigatório em Buenos Aires

  1. Que livraria linda. Primeira vez que leio sobre ela. Poxa. Só por que fui a Buenos Aires e não conheci 🙁

  2. O passeio é obrigatório e eu fui a Buenos Aires e nem consegui irrr 🙁 Mas tudo bem né? Assim eu posso voltar para a cidade com uma boa desculpa haha

  3. Já fui duas vezes nessa linda cidade e ainda não conheci a livraria!!! que vergonha.. rs curti as fotos! Me mostraram que eu não posso deixar de visitar na próxima oportunidade

  4. Ficou ótimo seu post!! Adorei essa dica, serio mesmo!! Meu marido vai amar conhecer esse lugar!
    e descobri tb que preciso voltar em buenos Aires, fui há mto tempo e não lembro de quase nada!! ahhah!

  5. Realmente esse é um passeio obrigatório para se fazer em Buenos Aires. Conheci a cidade esse ano e visitei essa livraria, fiquei encantada com a beleza do lugar. Bjs

  6. Que lindeza de lugar! Não conhecia, mas quando eu for a Buenos Aires já sei que será parada obrigatória! Difícil será conseguir sair de lá! hahaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *