Fortaleza General Artigas em Montevidéu

Fortaleza General Artigas em Montevidéu

Eu já tinha tentado visitar Fortaleza General Artigas – ou Fortaleza del Cerro – quando estive em Montevidéu em 2014. Mas, por ela ficar bem no topo de um morro, o acesso até lá não é tão simples, o ônibus que passa mais próximo não sobe o certo e a região, diziam, não era das mais seguras, eu acabei desistindo após esperar mais de meia hora pelo tal ônibus. A decisão, na época, foi acertada.

Ao subir o morro de carro neste ano vi que, sedentária como sou, nunca chegaria viva lá em cima. OK, um pouco de exagero, pois o que tenho de sedentária tenho de teimosa. Mas, provavelmente levaria horas e seria uma experiência bem traumatizante. Quanto a região ser perigosa, não sei dizer. É, com certeza, uma área pobre. Mas me recuso a dizer que sejam sinônimos.

Mas vamos à visita.

Fortaleza General Artigas em Montevidéu

A Fortaleza abriga um museu militar com armas e uniformes dos tempos em que era necessário proteger o território. Eu gosto bastante de museus, mas armas não é bem o meu tipo favorito. Apesar disso, foi legal ver armas do século XVIII e XIX. Em 30 minutos, é possível ver toda a parte histórica.

Logo que entramos na Fortaleza, um militar já aparece cobrando o ingresso: $ 40 pesos. E essa area external da fortaleza é, na minha opinião, o mais legal do lugar.

Fortaleza General Artigas em Montevidéu

A vista da cidade é incrível. Dá para ver o porto, o Mar del Plata e ao fundo Montevidéu.

Fortaleza General Artigas em Montevidéu

Infelizmente, quando chegamos à Fortaleza, por volta das 15h, o sol já tinha ido embora e dia estava bem nublado.

Fortaleza General Artigas em Montevidéu

O que não tirou a beleza da vista, claro. Na minha outra visita à cidade, fui ao mirante da Intendência de Montevidéu, que é do lado oposto, e de lá eu conseguia ver a Fortaleza. Agora, consegui olhar a cidade de outra perspectiva. Foi, com certeza, um passeio que valeu a pena.

Fortaleza General Artigas em Montevidéu

Se você for do tipo mais aventureiro, vá fundo e suba o morro a pé. Mas, se for como eu, sugiro pegar um táxi/Uber se não tiver de carro. Assim conseguirá ter energia pra aproveitar a vista com calma!

Serviço:

Onde: Av José Batlle y Ordóñez, 12800
Quando: Quarta a domingo, das 10h às 16h
Quanto: $4

10 thoughts on “Fortaleza General Artigas em Montevidéu

  1. Lugar interessante, pena ser de difícil acesso. Bem, eu não conhecia e não fui quando fomos a Montevideo. Então, mais um lugar para conhecer. Obrigada por mostrar.

  2. Montevidéu é uma das cidades que está na minha lista faz tempo. Sempre tive vontade de conhecer o Uruguay. As fortalezas são uma parada “obrigatória” em qualquer cidade. Valeu a dica.

  3. Bela dica! Quando fui à Montevidéu também não visitei a fortaleza, porque tinha pouco tempo e também pelo fatod e eu não ser nada ligada em assuntos relacionados a militares e exército… MAAAAS as suas fotos dessa vista me fizeram mudar de ideia. na próxima quero subir até lá (de carro! hahaha)

  4. Que linda vista da Fortaleza. Parece ser legal visita-la ainda mais tenso o museu ai. E esses lugares em cima de morro desafiam os viajantes não é?
    Abraços.

  5. Que lugar lindo e legal. Eu adoro museus e acho bem interessante esses objetos de séculos passados, mesmo sendo armas. A gente acaba vendo também que eles tinham uma outra relação com a morta, guerras, etc. A vista, pelas suas fotos, está linda, mesmo o dia sendo nublado. Realçou bem as cores. Não sei quando vou a Montevideo, mas quando for quero ir até a Fortaleza…

  6. Olá… já estive em MVD algumas vezes mas sempre declino desta visita, sem nenhuma razão específica, mas percebo agora que pode ser um momento atrativo, especialmente pela vista da cidade que a fortaleza oferece!

    Quando voltar a capital uruguaia ela não me escapa! Obrigada, portanto, por me mostrar que esta visita vale à pena. rsrs bj

  7. Adorei a dica, fui uma vez só pra Montevideu e fiquei somente dois dias, não deu pra conhecer muita coisa, mas quero muito voltar logo em breve! Parabéns pela matéria!

  8. Muito legal! Mesmo com o dia nublado, a vista parece bem bonita! Eu não sou do tipo aventureiro e também não curto armas, mas valeu pela dica e pelas belas fotos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *