Dor nos pés na viagem: aprenda a evitar e a tratar

dor nos pés viagem (1)

Se tem uma coisa capaz de estragar qualquer viagem é dor nos pés. Eu sei disso porque é bem comum ter dores ou bolhas nas minhas trips. Esqueço o sobrepeso e saio andando feito uma louca por aí, daí junta a isso minha paixão por sapatilhas e tá feito o estrago – na última viagem cheguei a ter que ir ao médico para tratar o problema. O lado bom de tanto sofrimento é que isso me tornou uma expert em dor nos pés, e posso compartilhar algumas dicas para que vocês não passem por isso também. 

Use calçados confortáveis, de preferência tênis

A primeira dica, claro, é escolher um calçado confortável para as caminhadas. E quando eu digo confortável não estou falando de sapatilhas, espadrilles ou aquela sandalinha que não machuca nada. Você tem que usar um calçado com amortecimento, para que os pés não sofram com o impacto constante – especialmente se você é sedentário e não costuma caminhar muito. Aposte no bom e velho (velho mesmo, tênis novo pode demorar pra se moldar ao seu pé e provocar bolhas) tênis esportivo, com amortecimento reforçado nos calcanhares. Não esqueça de usar meias também, que protegem ainda mais os seus pés.

Inclusive vou deixar aqui uma prova de que calçados supostamente confortáveis também causam estragos. Usei sapatilha nos meus primeiros dias em Vegas e olha aí a cara da derrota no Grand Canyon, sentada e de chinelo, porque eu simplesmente não conseguia caminhar por causa das bolhas na sola do pé e das dores nos calcanhares. Não seja como eu, não seja essa pessoa:

A cara da derrota no Grand Canyon
Pegue leve no roteiro para evitar a dor nos pés

Eu sei que a gente quer aproveitar o máximo de cada destino no tempo que temos, mas é imprescindível respeitar os limites do nosso corpo. Cansou? Senta, toma um café, recupera as energias, pega leve. Alterne programas cansativos com outros mais leves. E abuse do transporte público: use metrô, ônibus ou alguma outra alternativa pra ir de um ponto de interesse a outro.

Cuide dos pés após um dia cansativo

Se você abusou das caminhadas, reserve um tempinho para cuidar dos pés quando voltar para o hotel. Deixe os pés de molho, relaxe. Eu gosto de deixar a água da banheira correr em cima dos pés, o que relaxa bastante. Também sempre levo do Brasil o gel para pés e pernas cansadas da Granado, mas nessa viagem descobri um creme ainda melhor: Bengay, que vende em qualquer farmácia ou supermercado. Ele custa por volta de US$ 5 e é uma cânfora bem forte. Não trata, mas alivia bastante a dor.

Trate os seus machucados

Saiu bolha nos pés? Trate-as! Nos Estados Unidos e na Europa você encontra facilmente curativos para bolhas, que cercam o machucado e liberam substâncias que tornam-as menos doloridas. Não estoure-as. Por aqui, também é essencial colocar um band-aid ou outro tipo de curativo para proteger as bolhas do atrito com o sapato.

Nada adianta? Procure um médico

Se você sente muita dor nos pés e/ou sofre com bolhas durante a viagem, não hesite: acione o seu seguro saúde e procure um médico. Nessa última viagem, fiquei em dúvida se poderia pedir atendimento por machucados nos pés, mas fui bem atendida. Fiz raio-x, descobri uma lesão no pé e tomei medicação para diminuir a dor e segurar o tranco durante o resto da viagem. Foi a melhor coisa que eu poderia ter feito, assim pude curtir meus dias em Los Angeles, de pé! Eu sei que é chato ir no médico, mas vai por mim: vale a pena perder umas horinhas no consultório para ter dias de diversão no resto das suas férias.

22 thoughts on “Dor nos pés na viagem: aprenda a evitar e a tratar

  1. Sofro horrores com as bolhas nos pés sempre que vou pra Orlando. No quarto dia de parques geralmentw mal aguento por os pés no chão.

    1. Simone, eu estive em Orlando no mês passado e até que consegui sobreviver. Usei tênis todos os dias e não tive bolhas, só um pouco de dor nos calcanhares. Ideal seria se tivéssemos mais tempo na cidade e não precisássemos fazer um parque atrás do outro, né?

      Beijo, obrigada pelo comentário! <3

  2. As histórias que tenho com dores nos pés… Claro que a experiência ajuda e quanto mais viajo mais tenho aprendido a contornar a situação. A melhor dica é mesmo um bom par de sapatos, confortáveis e de boa qualidade.

  3. Nossa! Somos duas, viu?! Sofro constantemente de bolhas nos pés durante minhas viagens. Já até aprendi a tratá-las… ótimas dicas. É bom saber que não estou só! hehehehehe!

    1. Tamo junto, Alessandra!

      Mas isso não vai nos impedir de viajar, né?

      Beijo,

  4. Eishh falou de um assunto que nem todos os bloggers de viagem falam! Me identifiquei!!
    Eu tenho dores horríveis se ando muito, mas na planta do pé! Não conheço mais gente que tenha este tipo de dor! Ando em consultas num fisioterapeuta e o que ele me explicou é que tenho um problema de flexibilidade e falta de músculo no pé, que faz com que fique com oa nervos so pé inflamados… tenho feito exercícios mas ainda nada de resultados espectaculares 🙁

    1. Boa dica!

      Também preciso procurar um médico por aqui, pra encontrar uma solução mais permanente. Meu grande problema é o calcanhar 🙁

      Beijo!

  5. Nossa, eu sofro demaais com isso! Eu ja fico tensa antes da viagem, querendo amolecer o sapato novo… hoje em dia minha estratégia é fazer hm pé de bailarina, uso fitas da nexcare nos pontos criticos..enfaixo o pe mesmo! E alterno tenis a sapatos menos confortaveis ao longo da semana… realmente, isso é algo chato em viagens 🙁
    Essa dica do creme nao conhecia, mas odeeeio o cheiro de canfora hahah

    1. Oi Maíra!

      Na última viagem descobri que existe Bengay sem cheiro, taí sua solução!

      Beijo,

  6. Eu nas minhas viagens uso sempre uns ténis ou botas de montanha, conforme seja Verão ou Inverno. Nunca tive problemas de maior nos pés. Um erro de muita gente é levar calçado novo: depois é claro que vêm as bolhas. Umas boas meia também é fundamental.
    Em países com muita gente nas ruas ou com pouca higiene é importante usar calçado fechado, para evitar pisadelas ou doenças.

    1. Verdade, Itamar! Às vezes é bom dar uma pausa entre uma caminhada e outra, pra assim aproveitar muito mais – e sem dores!

      Abraço,

  7. Adorei as dicas, sempre chego no final do dia e fico com os pés moídos. Vou experimentar esse gel que você comentou, em geral o que funciona é fazer uma massagem nos pés, esse gel vai ajudar.

    1. Se joga, Fabio! O Bengay não faz milagres, mas alivia bastante! Aqui no Brasil tem o Gel para Pernas e Pés Cansados da Granado, que também é bem bom.

      Abraço,

  8. Nada pior que ficar com dor nos pés! Acabo tendo que tomar um remedinho e também gosto de ficar de molho na banheira do hotel depois de um dia cheio 😬.

    1. Boa dica, Diana! Vou dar uma passada no médico e conferir se posso tomar algo via oral pra dar uma aliviada também!

      Beijo,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *