Como planejar a viagem com a ajuda da internet

viagem internet

É bem bom viajar e não se preocupar com nada. Mas é ainda melhor, e super gratificante, quando cada detalhe da viagem é pensado e planejado por nós mesmos – especialmente na primeira vez. A internet é a nossa grande aliada nessa empreitada e não faltam sites e ferramentas para pesquisarmos, pesquisarmos, e pesquisarmos mais um pouco antes de tomar qualquer decisão – desde encontrar os voos mais baratos e confortáveis até reservar restaurantes no nosso destino. Eu confesso que planejar a viagem pra mim é quase tão bom quanto viajar em si. Me delicio com toda essa função, e hoje compartilho com vocês o caminho que geralmente percorro nessa “brincadeira”. Confira algumas dicas para planejar a viagem com a ajuda da internet:

1) Defina a data: antes de mais nada, acho importante saber quando vou viajar. Conferir o clima no destino, ver se tem eventos importantes acontecendo na época, feriados, se é alta temporada: tudo isso faz uma diferença danada na sua impressão da cidade e também nos preços que vai pagar. Para isso, pesquise em blogs e peça referência a outras pessoas que já viajaram para o mesmo destino.

2) Pesquise a passagem mais barata: aplicativos como o Skyscanner comparam diversas passagens, e ainda avisam quando há variações nos preços. Também é imporante ficar de olho em blogs como o Melhores Destinos, especializado em encontrar passagens baratinhas – tenho certeza que você já conhece! Eu também gosto de pesquisar no decolar.com, e já encontrei passagem mais barata lá do que no próprio site da companhia aérea.

3) Decida onde vai se hospedar:  na minha opinião, o critério mais importante na hora de escolher onde se hospedar é a localização. Defina em qual bairro quer ficar e se é perto das atrações que quer visitar – também gosto de ter transporte público e supermercado por perto.  Depois disso, pesquise as suas opções: hotéis, hostels ou apartamentos, que você pode pesquisar no airbnb. Caso opte pelos dois primeiros, uma olhada no Trip Advisor é básica para conferir a opinião de outras pessoas sobre os estabelecimentos. Mas não se impressione com as críticas: em geral acho o pessoal do TA muito chato e exigente. Para achar os preços mais baixos, corra para o Booking – mas não deixe de conferir direto no site do hotel, que pode ter preços mais baixos.

4) Defina sua programação: agora a brincadeira fica realmente deliciosa. Coloque em um papel (ou planilha) tudo que você quer ver no seu destino. Tudo, mesmo. Depois pesquise em blogs e guias de viagem outras atrações que podem te interessar. Lembra daqueles eventos que você pesquisou antes de tudo? Se tiver algum que você quer conferir, coloque na lista também. Agora coloque a cabeça pra pensar e pesquise: alguma atração é próxima da outra? Dá pra ir caminhando? Separe as coisas que pretende fazer por dia, mas não exagere. Não tem necessidade de visitar 10 atrações em 24 horas! Também deixe espaços na sua programação para as surpresas que aparecem no caminho, e para caminhadas despreocupadas!

5) Providencie ingressos e passes com antecedência: a grande maioria das atrações muito disputadas têm filas gigantescas de turistas comprando ingressos. Você que é esperto(a) não precisa passar por isso, já que a grande maioria também permite que você compre ingressos antecipados pela internet. Pesquise também se os passes turísticos compensam no seu caso. Geralmente eles incluem centenas de atrações, mas quais delas estão na sua lista? Faça os cálculos, nem sempre vale a pena.

6) Aprenda sobre o seu destino: Depois de ter tudo definido, leia tudo o que puder sobre o seu destino. História, sociedade, cultura: esteja preparado. Eu garanto que sua experiência será melhor! Também leia muitos relatos de outros viajantes e fique de olho em detalhes que podem fazer a diferença, como meios de se locomover na cidade, melhores restaurantes, chips de celular para ter internet, etc. Aproveite o tempo também para aprender um pouco sobre o idioma, ou pelo menos o essencial: por favor, obrigado, sim, não, bom dia, boa tarde e boa noite são fundamentais!

Com um pouco de planejamento é possível tornar a sua viagem a melhor possível, e sem se amarrar com guias e  excursões. Aproveite todas as facilidades que a internet oferece e tenha a experiência perfeita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *