Balões vão recriar o Muro de Berlim

muro de berlim balões

Quem visitar Berlim entre os dias 07 e 09 de novembro terá uma atração a mais para conferir na cidade. Para lembrar os 25 anos da queda do muro, o artista Christopher Bauder e o cineasta Marc Bauder tiveram a ideia de recriar a construção. Mas, ao invés de concreto e arame farpado, a instalação – chamada Lichtgrenze (ou Fronteira de Luz) – vai usar 8 mil balões iluminados ao longo dos 16 quilômetros de extensão do muro original. 

Em alguns pontos estratégicos serão exibidas imagens mostrando como era a vida no local enquanto o muro estava de pé, e a cada 150 metros serão colocadas histórias e memórias de pessoas que foram separadas da família, amigos ou amores pelo muro. No dia 09 de novembro – data oficial da queda do muro de Berlim – voluntários colarão mensagens em cada um dos balões, que serão lançados aos céus.

Os artistas garantem que os balões não causarão nenhum impacto ao ambiente – somente um belíssimo céu iluminado. Eles foram desenvolvidos por pesquisadores da Universidade de Hannover e são 100% biodegradáveis.

Pontos turísticos como o Portão de Brandemburgo, a East Side Gallery, o Mauerpark, o Parlamento alemão e o Checkpoint Charlie vão ser impactados pela ação, então deixe para visitá-los à noite, se puder. Não há informações se os balões permanecerão na trajetória do muro durante o dia, mas se a intenção é chocar e lembrar das dificuldades daquela época, acredito que sim – e o trânsito da cidade, que já não é dos melhores, deverá ser prejudicado. De qualquer maneira, será um espetáculo e tanto. Quem sabe você não consegue ser um dos voluntários a soltar os balões?

Confira o vídeo que apresenta a ação:

LICHTGRENZE from Fall of the Wall 25 on Vimeo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *