As atrações da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre

usina do gasometro (5)

Em Porto Alegre a gente não costuma passar os domingos, especialmente os ensolarados, dentro de casa. Além dos tradicionais churrascos em família e almoços na casa da vó, basta fazer tempo bom que corremos para os parques ou para a orla do Guaíba. E um dos pontos mais procurados para isso é a Usina do Gasômetro, um centro cultural que reúne gente de todas as tribos em seu entorno, especialmente aos finais de semana. Se você tem pouco tempo na cidade e quer entender a essência do portoalegrense, a gente recomenda que você dê uma conferida.usina do gasometro (1)

A Usina do Gasômetro é aquele prédio acompanhado de uma enorme chaminé que ilustra 90% dos cartões postais da cidade. Está localizada no Centro Histórico, e durante muito tempo foi responsável pelo fornecimento de energia elétrica da cidade. Ficou muito tempo desativada até que foi revitalizada e transformada no centro cultural que é hoje.

usina do gasometro (3)

Além do espaço para exposições, a usina conta também com cinema, teatro, salas de espetáculos, salas de aula para cursos diversos e com um posto de informações turísticas. Na usina também temos terraços com vistas privilegiadas para a cidade – um deles, com grama artificial e cadeiras de praia deliciosas, estava fechado no dia que fui lá fazer as fotos.

usina do gasometro (4)

A Usina também recebe eventos bem específicos: certa feita levei meu filho lá em uma convenção de fãs de Harry Potter (não sei ainda se eu levei ele, ou se ele me levou). Encontros de fãs de outras sagas também rolam por lá, e a usina também foi cenário para a exposição dos 50 anos do grupo RBS (afiliada da Rede Globo na capital gaúcha).

usina do gasometro (6)

Mas o entorno também é interessante: muita gente senta na beira do rio (que na verdade é lago) para ver a vida passar. A avenida Beira-Rio conta com um calçadão e com ciclovia, e fica lotada de esportistas no final da tarde, especialmente durante a semana. Durante os fins de semana, fica absurdamente lotada com pais ensinando os filhos a pedalar, jovens patinando, vendedores ambulantes, pessoas caminhando, famílias inteiras ocupando todo o espaço e caminhando lentamente, enfim… uma muvuca! O cenário é lindo, mas não recomendo que você o percorra com sua câmera profissional ou fique subindo fotos no seu Iphone 6 – policiamento não é o forte da nossa cidade, e é tanta gente que você pode ser roubado e nem ver.

usina do gasometro (9)

Se você não quiser caminhar, pode ficar ali na voltinha da usina que tá lindo. Bem na frente tem um ponto de onde saem barcos para passeios nas ilhas próximas (isso é assunto para outro post, entretanto). Ao lado, você encontra uma escultura em homenagem a uma das mais ilustres filhas de Porto Alegre, Elis Regina. Ali também tem uma feirinha de artesanato, pra quem quer levar uma lembrancinha meio kitsch da cidade.

usina do gasometro (8)

Mas a melhor dica eu deixo pra quem chegou ao fim desse texto: o Pipocão. Esqueça as pipocas gourmet dos shoppings: essa é muito mais honesta, mais gostosa, mais barata e vem até com colher pra gente não sujar a mão.

usina do gasometro (7)

E não, aquele aeromóvel do outro lado da rua não funciona. Foi construídos nos anos 1980 e desde então está lá, imóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *