5 fatos curiosos sobre Nova York

nova york
Nova York é uma daquelas cidades magníficas do mundo. Ela causa uma grande curiosidade e desejo naqueles que nunca foram, como é o meu caso e um grande fascínio naqueles que já a visitaram, como sei de muitos que sempre falam de Nova York com brilho nos olhos. A Big Apple é, antes de tudo, um grande símbolo do capitalismo universal, é lá que surgem muitas das coisas que alegremente reproduzimos mundo afora em questão de moda, comida e cultura. 

Isso sem falar em todos os filmes e séries que amamos que tem a cidade como cenário. Assim, sem pensar muito, dá para listar três grande séries icônicas: Friends, Sex And The City e How I Met Your Mother.  O número é imenso e enquanto escrevia essa frase já lembrei pelo menos mais umas cinco séries que amo e acontecem em Nova York.

Mesmo sendo amplamente explorada na indústria de entretenimento e ser uma das 10 cidades do mundo mais visitadas, ela ainda esconde alguns segredos e curiosidades. Por isso, listamos 5 fatos curiosos sobre  a cidade que nunca dorme.

1)Uma licença para táxi custa U$ 1 milhão

nova york

Os táxis amarelos de Nova York, junto com Black Cabs londrinos, são parte de um patrimônio da cidade e tenho certeza que são um ponto turístico também. Mas para dirigir um, uma candidato a taxista tem que desembolsar U$ 1 milhão para adquirir a licença, ou o medalhão. Já para um medalhão corporativo, destinado a pessoas que não precisam dirigir o próprio táxi, o valor pode ultrapassar os U$ 2,5 milhões. Mas mesmo com todo esse dinheiro disponível, para ser taxista em Nova York. As licenças são ofertadas de tempos em tempos e são adquiridas em um leilão. Ou seja, quem dá mais, leva.

2) Uma fatia de pizza custa quase o mesmo que o metrô

nova york

Taí outro símbolo da cidade que está muito presente em filmes e séries rodados por lá. Depois de provar pizza na Itália, o meu próximo objetivo é provar lá na Big Apple. Pipocam listas das melhores fatias da cidade, das pizzas que você deve provar antes de morrer e yadayada. Além de encontrar pizzarias por todo o canto da cidade, você conseguirá provar diversas fatias por preços camaradas. Tão baratos como os bilhetes de metrô de U$ 2,50. E o melhor, os preços tem sido assim, baratinhos e semelhantes desde 1960!

3) Brooklyn poderia ser a 4ª maior cidade dos EUA

nova york

Apesar de muito se falar em Manhatan, Nova York tem quatro outros distritos, entre eles o Brooklyn. Do outro lado da famosa ponte que leva o seu nome, o Brooklyn é conhecido pela forte cena cultural, pelos Hipster e por Tudo Mundo Odeia o Chris. Brincadeira à parte, se o distrito fosse uma cidade independente nos EUA, o Brooklyn sozinho levaria a quarta posição entre as maiores cidades do país.

4) Prédio falsos

nova york

A cidade é repleta de prédios falsos. São fachadas construídas para ‘disfarçar’ as áreas de manutenção e ventilação do metrô.  O prédio aí em cima é apenas ‘cenográfico’, tem fachada mas não passa disso. Ela fica no Brooklyn, no número 58 da Joralemon Street e serve ventilação e saída de emergência disfarçada.

5) Ilha vendida por U$ 10

nova york

Nova York tem um dos metros quadrados mais caros do mundo. Qualquer caixa de fósforo custa muito mais do que meu salário, equivalente, não convertido. Mas, em 1975 a cidade de Nova York vendeu a South Brother Island, privada no East River pela pechincha de U$ 10. Em 2007, ela foi comprada com dinheiro do governo federal para a preservação da vida selvagem por U$ 2 milhões. Isso que eu chamo de inflação! Situada entre o Bronx e o Queens, a ilha atualmente é um santuário natural para pássaros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *