20 curiosidades sobre a Oktoberfest em Munique

oktoberfest munique

Aqui no Brasil temos algumas edições da Oktoberfest, em cidades de colonização alemã como Igrejinha e Santa Cruz do Sul (RS) ou Blumenau (SC). Na Alemanha são diversas versões, e nós pudemos conferir um pouco da festa em Berlim. Foi lindo e super divertido, mas temos certeza que não chega aos pés da Oktoberfest em Munique – lá a festa tem proporções gigantescas, e muitas outras atrações além da cerveja.

É tudo tão grandioso que não temos ideia de metade das coisas que rolam por lá – por isso nos inspiramos na lista do Thrillist e trouxemos algumas curiosidades sobre a Oktoberfest em Munique:

1) O nome engana: grande parte da Oktoberfest acontece em setembro, não em outubro.

2) Tem 204 anos: a primeira edição da Oktoberfest aconteceu em 1810.

3) No início não havia cerveja: a Oktoberfest foi concebida como um festival pro povo celebrar um casamento real, e sua atração era uma corrida de cavalos.

4) Foi cancelada 24 vezes em toda a sua história: na maioria das vezes por causa das guerras e de epidemias.

5) A cerveja é forte: a bebida servida na Oktoberfest é produzida especialmente para o evento e tem um teor alcoólico maior que a cerveja comum.

6) Tem gente que não sabe beber:  a cada ano entre 600 e 800 pessoas vão parar no hospital com intoxicações por beber demais durante a Oktoberfest.

7) Tem MUITA gente que não sabe beber: no último ano a tenda médica da Oktoberfest recebeu 7.551 visitantes.

8) Tem gente que não sabe se comportar: a polícia registrou 2.031 ocorrências durante a última edição.

9) Tem gente que aproveita pra faturar: o número de prostitutas em Munique triplica durante o evento.

10) A Oktoberfest tem a sua própria cocaína: a Wiesnkoks é feita de açúcar e mentol e é perfeitamente legal. Segundo os inventores, a mistura dá uma sacudida nos bêbados, mas a organização do festival não gosta muito do produto…

O potinho com da Wiesnkoks, a cocaína falsa da Oktoberfest, custa 5 euros.
O potinho de Wiesnkoks, a cocaína falsa da Oktoberfest, custa 5 euros.

11) São 14 tendas gigantescas de cervejarias: a maior delas acomoda 11 mil pessoas sentadas.

12) Tem uma tenda de vinho na Oktoberfest: mas parece que não é muito popular.

13) A festa termina pontualmente às 23h30: e o povo vai para as after-parties. Eu iria.

14) Mas abre às 9h nos fins de semana: a Oktoberfest de Munique é um programa familiar, na verdade, e tem parque de diversões com mais de 90 atrações para as crianças.

15) E tem muita comida: são mais de 140 restaurantes pra você se esbaldar na comida típica! O prato mais servido? Frango!

16) O evento sacode a economia de Munique: são 12 mil empregos gerados todos os anos!

17) É muita gente: todo ano são mais de 6 milhões de visitantes. Mas a maioria é local: surpreendentemente, apenas 19% dos visitantes são estrangeiros.

18) Einstein trabalhou na Oktoberfest! O físico mais famoso do mundo trabalhou como eletricista na montagem de uma das tendas em 1896!

19) Tem sua própria agência de Correios: e muita gente usa. Na edição do último ano foram enviados 130.000 cartões postais e presentes!

20) E tem muito banheiro: onde tem cerveja, precisa ter banheiro! E os frequentadores da Oktoberfest podem contar com 1.800 sanitários.

E aí, também ficou louco pra visitar? 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *