10 lugares imperdíveis para visitar na Irlanda

10 lugares imperdíveis na Irlanda
Carrick a Bridge, próximo a Giants Causeway Crédito: Arthur Ward, Tourism Ireland

Hoje foi um daqueles dias em que a nostalgia bateu e me peguei sonhando com a Irlanda. Talvez o calor absurdo de Porto Alegre tenha ajudado a me fazer desejar temperaturas mais amenas, mas o certo é que o meu coração ainda pulsa pela Ilha Esmeralda. Então, fiz um top 10 lugares imperdíveis para visitar na Irlanda.

Como eu já contei aqui, morei em Dublin por um ano. Nesse tempo, não consegui conhecer o país da forma como eu queria. Um dos motivos é o maior cliché de todos: tem coisas que só damos valor quando perdemos. Mas o principal, foi a questão monetária mesmo. Eu tinha pouca grana e pouco tempo, logo optei por conhecer realizar aqueles sonhos óbvios e que todo mundo tem: Londres, Paris, Roma.  Não me arrependi, porém, não canso de pensar em todos os lugares que deixei de ver na bela Irlanda.

Esses 10 lugares que eu listei aqui, eu perdi de visitar uma vez. Não perderei uma segunda. Se você tiver a oportunidade de ir para a Irlanda, não perca também. Confira a minha lista:

1 Cliffs of Moher

Na costa oeste da ilha, são um dos pontos turísticos mais visitados. É possível fazer um bate e volta de Dublin e fica bem próximo de Galway, apesar de ficar no County Clare.

10 lugares imperdíveis na Irlanda
Crédito: Chris Hill, Tourism Ireland
2 Giants Causeway

Pertencente a parte norte da Irlanda, o Caminho do Gigante é um dos meus maiores pesares. Assim como os Cliffs, é bem fácil de ir a partir de Dublin. Além de parecer lindo, envolve uma das muitas lendas irlandesas. Nessa, um gigante irlandês teria construído uma calçada para lutar com um outro gigante rival na Escócia.

10 lugares imperdíveis na Irlanda
Crédito: Brian Morrison, Tourism Ireland
 3 Glendalough

Essa era um conjunto monasterial em County Wicklow, bem próxima de casa, que sempre fui deixando para depois. Ainda quero colocar em um roteiro quando voltar para a Irlanda, pela carga histórica. As construções remontam tem datas entre o século VII e XII e sofreram inúmeros ataques vikings, mas acabaram destruídas mesmo pelos ingleses.

10 lugares imperdíveis na Irlanda
Crédito: Brian Morrison, Tourism Ireland
4  Ring of Kerry

É uma rota turística pelo sudoeste da Irlanda. São 179 km de paisagens como essa aí da foto, misturando mar – o Atlântico – e muito verde pela Península Iveragh. 

10 lugares imperdíveis na Irlanda
Crédito: Tourism Ireland
5 Belfast

Uma ilha e duas capitais. Eu só consegui conhecer uma, a da República. Não cheguei a adentrar os domínios ainda pertencentes à Rainha Elizabeth. Fica para uma próxima vez.

10 lugares imperdíveis na Irlanda
Crédito: Visit Belfast
6 Aran Islands

Também no lado do Atlântico, estão as Aran Islands que ainda preservam bastante da cultura Gaélica, com bastante da língua irlandesa preservada. Além de ter belas paisagens, seria uma ótima oportunidade de ter esse contato com a língua original da Irlanda.

10 lugares imperdíveis na Irlanda
Crédito: Lukasz Warzecha, Tourism Ireland
7 Newgrange, Co. Meath

Meu lado místico leitora de As Brumas de Avalon sempre quis conhecer esse lugar. Construído pra ser usado como uma tumba por volta de 3200 ac (!!), sendo mais antigo que o Stonehenge e, pasmem, as pirâmides do Egito, ele foi projetado de forma que o nascer do sol do dia mais curto do ano (o solstício de inverno) um fino raio de sol ilumine por pouco tempo o piso da câmara no final de um longo corredor.  Por quê? Não sei. Só sei que a agenda para visita nessa época do ano era lotada com muuita antecedência.

10 lugares imperdíveis na Irlanda
Crédito: Caspar Diederik, @storytravelers
8 Waterford

Cidade que é uma graça é o que não falta. Olha essa praça com relógio e vê se não dá vontade de visitar?

10 lugares imperdíveis na Irlanda
Crédito: Tourism Ireland
9 Mizen Head, Co. Cork

É o extremo sul da Irlanda. Que é um país que venta bastante normalmente. Bom, eu arriscaria mesmo assim com chances de muitos ventos 😉

10 lugares imperdíveis na Irlanda
Crédito: Arthur Ward, Tourism Ireland
10 Derry

Também no lado da Irlanda do Norte, essa é a cidade cenário do fatídico Sunday Bloody Sunday.

10 lugares imperdíveis na Irlanda
Crédito: Brian Morrison, Tourism Ireland

10 thoughts on “10 lugares imperdíveis para visitar na Irlanda

  1. Você tava lá pertinho e não foi? Vacilou hein. 😀
    Sou doida pra conhecer a calçada dos gigantes. Tô vendo que tem muito mais 😉

  2. Uau realmente lugares lindos. Tenho muita vontade de conhecer a Irlanda. Fiquei de cara com essa tumba mais antiga que as pirâmides. Muito bem explicado. Abraços.

  3. A Irlanda parece tão encantadora que lendo seu post não conseguiria escolher quais locais visitar. Todos são lindos! Ótimas dicas!

  4. Maravilhoso! Nunca tinha me chamado muito a atenção, mas agora foi para a wishlist 😉 Lindo post!

  5. Nossa, quanto lugar lindo!!! Fiquei super intrigada com a Giants Causeway. Muito legal! Não tinha ideia que tinha tanta coisa legal pra ver na Irlanda.

  6. Uau! Cada lugar incrível… O engraçado é que eu acabo caindo na mesma armadilha. Os preços para lugares dentro da Grécia são tão absurdamente caros que acaba saindo mais em conta viajar pra fora. Uma pena :/

  7. Nossa, que lugares lindos!!
    Sou louca p conhecer a Irlanda mas ainda não consegui. QUem sabe este ano eu realize este sonho!
    Abs, Marlise

  8. Estive na Irlanda pouquíssimo tempo, mas consegui visitar os Cliffs of Moher e Galway! Adorei as outras sugestões, acho que estão todas na minha lista! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *